domingo, 6 de dezembro de 2015

SAEPE




O SAEPE foi realizado pela primeira vez em 2000. Em 2005 foi novamente realizado, no entanto, seus resultados somente foram consolidados e divulgados em 2007. A partir de 2008, passou a ser realizado anualmente. 
É importante ressaltar que, a partir de 2005, o SAEPE passou a utilizar o método de “resposta ao item” e a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB – Inep/MEC), permitindo assim que as notas de desempenho das escolas e Gerências Regionais de Educação – GREs - sejam comparáveis entre si e ao longo do tempo.

Os principais objetivos do SAEPE são:
-    Produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado. Estes são pré-requisitos indispensáveis não apenas para a continuidade dos estudos, mas para a vida em sociedade.

- Monitorar o desempenho dos estudantes ao longo do tempo, como forma de avaliar continuamente o projeto pedagógico de cada escola, possibilitando a implementação de medidas corretivas, quando necessário.

- Contribuir diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos alunos, diagnosticadas por meio dos instrumentos de avaliação.

- Associar os resultados da avaliação às políticas de incentivo com a intenção de reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola. 

- Compor, em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco – IDEPE.

Fonte: SIEPE



Agradecemos o empenho e o profissionalismo de todos os nossos educadores, principalmente das áreas de Língua Portuguesa e Matemática, durante todo o processo das avaliações do SAEPE. Foi possível perceber uma mobilização e preocupação dos professores em trabalhar os conteúdos e descritores necessários, a promoção de aulões e revisão.
 Sabemos que os resultados constituem informações importantes que auxiliam no norteamento de políticas educacionais e, sobretudo no (re)direcionamento de ações pedagógicas no âmbito da nossa escola. Estamos confiantes que nossos alunos, mostrarão mais uma vez que nossa escola vem trilhando o melhor caminho rumo à elevação da qualidade educacional.

Equipe  gestora e pedagógica

A VOCÊS NOSSOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NOSSA GRATIDÃO!





Nenhum comentário:

Postar um comentário