ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO
SEVERINO FARIAS
Gincana
do Reino Animal: invertebrados
Profª Naidiane Araújo
INTRODUÇÃO
O reino Animalia é o
maior e mais diversificado do mundo vivo, com mais de 1 milhão de espécies
descritas, dentre elas a humana. A diversidade de vida é tão imensa que este
reino é dividido em diversos filos, cada um com características próprias.
Compreender
a complexidade desses seres e suas relações nos permite entender o fenômeno da
vida, compartilhando de conhecimentos necessários a nossa sobrevivência.
Para
entendermos a complexidade dos seres vivos, precisamos estudar e pesquisar
sobre eles, desenvolvendo habilidades e competências que nos tornem seres
humanos mais sociáveis, solidários e cuidadosos com a vida. Este trabalho visa
desenvolver as habilidades necessárias ao conhecimento básico da biologia,
especialmente sobre o reino animal de uma forma descontraída e prazerosa
através de atividades que produzem conhecimento.
OBJETIVOS
● Reconhecer os 7 filos dos invertebrados
estudados no 3° bimestre;
●Descrever
a anatomia e fisiologia dos invertebrados.
JUSTIFICATIVA
O
reino animal é um conteúdo de Biologia muito vasto e com muitas nomenclaturas e
fenômenos, muitas vezes difíceis de assimilar. Notando a dificuldade que os
alunos tem em compreender todo o assunto abordado em sala de aula, muitas vezes
ficando desmotivado, temos a necessidade de criar alternativas que auxiliem o
estudante na busca do conhecimento, permitindo a ele uma melhor compreensão da
matéria estudada.
CONTEÚDOS/
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Conteúdos: Reino animal.
Filos: Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematódeos, Moluscos, Anelídeos e
Artrópodes.
Disciplinas envolvidas: Biologia
METODOLOGIA
A
gincana será realizada em sala de aula, com diversas brincadeiras, provas de
habilidades e de conhecimentos. Dividiremos a turma em dois grandes grupos,
(antecipadamente, para que eles se organizem conforme as regras da gincana) estes
que devem representar um filo do reino animal de sua escolha. Cada equipe
deverá estar caracterizada de acordo com o filo escolhido.
As
provas realizadas terão uma pontuação que será cumulativa. A equipe que obter a
maior pontuação receberá uma nota no valor de 3,0 pontos, substituindo uma das
atividades somatórias do bimestre.
As atividades a serem realizadas estão
descritas na tabela abaixo:
GINCANA DO REINO
ANIMAL (INVERTEBRADOS)
|
|
PROVA
|
PONTUAÇÃO
|
1. Prova
da paródia. O grupo deve cantar e encenar bem uma paródia escolhida por
ele mesmo, sobre qualquer filo do reino animal, de preferência, sobre o filo
representado. Ponto extra para a melhor paródia em letra e encenação.
|
2+2(extra)
|
2. Prova
da fotografia. Cada grupo deve ter em mãos um celular ou câmera
fotográfica para fazer fotos de animais solicitados no momento da gincana.
|
1
|
3. Prova da caracterização. Cada equipe
deverá ter seus participantes caracterizados de acordo com o filo que
representa. Pode ser um chapéu, um desenho, uma fantasia, etc. O grupo deve
ser criativo, dando prioridade a materiais que o próprio grupo possa
confeccionar e de preferência reutilizável. Pontos extras para melhor caracterização.
|
2+2(extras)
|
4. Prova
da metameria. Um minhoca será montada com cerca de 6 metâmeros. Serão
necessários 1 estudante de cada equipe que deve avançar os metâmeros conforme
vá respondendo corretamente as
perguntas realizadas sobre o filo dos anelídeos. Quem sair primeiro da
minhoca vence a prova.
|
3
|
5. Prova das perguntas abertas. Cada equipe
estourará alguns balões que contém em seu interior perguntas sobre o reino
animal. Deve ter um aluno diferente para cada pergunta, onde ele pode
consultar os colegas da equipe antes de dar a resposta final.
|
2 (cada pergunta)
|
6. Prova da montagem de um quadro
informativo.
Cada grupo deve montar um quadro colocando uma figura em seu respectivo filo
em menor tempo possível.
|
2
|
7. Prova de perguntas e respostas. Serão sorteadas
várias perguntas de múltipla escolha. O grupo terá para cada pergunta um
aluno que vai respondê-la. Porém, o aluno não pode consultar os colegas de
equipe para pedir reforço a sua resposta.
|
1 (cada pergunta)
|
8. Prova do soletrando. Precisaremos de 3
alunos de cada equipe para soletrar termos referentes aos filos de
invertebrados. Cada acerto leva 1 ponto
|
1
|
9. Prova do quebra cabeça. Cada grupo vai
escolher 2 alunos representantes que tenham a habilidade de montar um quebra
cabeça no menor tempo possível.
|
2
|
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AMABIS, José Mariano e MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. São Paulo: Moderna, 2010.
Confiram nossas fotos:
PARABÉNS!!!
VOCÊS DERAM UM SHOW.
Nenhum comentário:
Postar um comentário