quarta-feira, 30 de setembro de 2015

PROJETO: Gincana do Reino Animal - Invertebrados

Conheçam o Projeto Gincana do Reino Animal-Invertebrados desenvolvido pela professora Naidiane Araújo com as turmas dos 2º Anos do Ensino Médio da nossa escola:

ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO
SEVERINO FARIAS

  
Gincana do Reino Animal: invertebrados



Profª Naidiane Araújo



INTRODUÇÃO
            O reino Animalia é o maior e mais diversificado do mundo vivo, com mais de 1 milhão de espécies descritas, dentre elas a humana. A diversidade de vida é tão imensa que este reino é dividido em diversos filos, cada um com características próprias.
            Compreender a complexidade desses seres e suas relações nos permite entender o fenômeno da vida, compartilhando de conhecimentos necessários a nossa sobrevivência.
            Para entendermos a complexidade dos seres vivos, precisamos estudar e pesquisar sobre eles, desenvolvendo habilidades e competências que nos tornem seres humanos mais sociáveis, solidários e cuidadosos com a vida. Este trabalho visa desenvolver as habilidades necessárias ao conhecimento básico da biologia, especialmente sobre o reino animal de uma forma descontraída e prazerosa através de atividades que produzem conhecimento.

OBJETIVOS
● Reconhecer os 7 filos dos invertebrados estudados no 3° bimestre;
 ●Descrever a anatomia e fisiologia dos invertebrados.

JUSTIFICATIVA
            O reino animal é um conteúdo de Biologia muito vasto e com muitas nomenclaturas e fenômenos, muitas vezes difíceis de assimilar. Notando a dificuldade que os alunos tem em compreender todo o assunto abordado em sala de aula, muitas vezes ficando desmotivado, temos a necessidade de criar alternativas que auxiliem o estudante na busca do conhecimento, permitindo a ele uma melhor compreensão da matéria estudada.

CONTEÚDOS/ DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Conteúdos: Reino animal. Filos: Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematódeos, Moluscos, Anelídeos e Artrópodes.
Disciplinas envolvidas: Biologia

METODOLOGIA
            A gincana será realizada em sala de aula, com diversas brincadeiras, provas de habilidades e de conhecimentos. Dividiremos a turma em dois grandes grupos, (antecipadamente, para que eles se organizem conforme as regras da gincana) estes que devem representar um filo do reino animal de sua escolha. Cada equipe deverá estar caracterizada de acordo com o filo escolhido.
            As provas realizadas terão uma pontuação que será cumulativa. A equipe que obter a maior pontuação receberá uma nota no valor de 3,0 pontos, substituindo uma das atividades somatórias do bimestre.
As atividades a serem realizadas estão descritas na tabela abaixo:
GINCANA DO REINO ANIMAL (INVERTEBRADOS)
PROVA
PONTUAÇÃO
1. Prova da paródia. O grupo deve cantar e encenar bem uma paródia escolhida por ele mesmo, sobre qualquer filo do reino animal, de preferência, sobre o filo representado. Ponto extra para a melhor paródia em letra e encenação.
2+2(extra)
2. Prova da fotografia. Cada grupo deve ter em mãos um celular ou câmera fotográfica para fazer fotos de animais solicitados no momento da gincana.
1
3.  Prova da caracterização. Cada equipe deverá ter seus participantes caracterizados de acordo com o filo que representa. Pode ser um chapéu, um desenho, uma fantasia, etc. O grupo deve ser criativo, dando prioridade a materiais que o próprio grupo possa confeccionar e de preferência reutilizável. Pontos extras para melhor caracterização.
2+2(extras)
4. Prova da metameria. Um minhoca será montada com cerca de 6 metâmeros. Serão necessários 1 estudante de cada equipe que deve avançar os metâmeros conforme vá  respondendo corretamente as perguntas realizadas sobre o filo dos anelídeos. Quem sair primeiro da minhoca vence a prova.
3
5. Prova das perguntas abertas. Cada equipe estourará alguns balões que contém em seu interior perguntas sobre o reino animal. Deve ter um aluno diferente para cada pergunta, onde ele pode consultar os colegas da equipe antes de dar a resposta final.
2 (cada pergunta)
6. Prova da montagem de um quadro informativo. Cada grupo deve montar um quadro colocando uma figura em seu respectivo filo em menor tempo possível.
2
7. Prova de perguntas e respostas. Serão sorteadas várias perguntas de múltipla escolha. O grupo terá para cada pergunta um aluno que vai respondê-la. Porém, o aluno não pode consultar os colegas de equipe para pedir reforço a sua resposta.
1 (cada pergunta)
8. Prova do soletrando. Precisaremos de 3 alunos de cada equipe para soletrar termos referentes aos filos de invertebrados. Cada acerto leva 1 ponto
1
9. Prova do quebra cabeça. Cada grupo vai escolher 2 alunos representantes que tenham a habilidade de montar um quebra cabeça no menor tempo possível.
2

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMABIS, José Mariano e MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. São Paulo: Moderna, 2010.

Confiram nossas fotos:














PARABÉNS!!!  

VOCÊS DERAM UM SHOW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário