terça-feira, 26 de maio de 2015

CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO

O Conselho de Classe bem fundamentado se torna um grande instrumento para o crescimento qualitativo da escola, pois através do mesmo são oportunizados momentos de crescimento integral, coletivo, na medida em que permite a participação direta e critica de todos os envolvidos no processo pedagógico, onde todos avaliam e se autoavaliam, partindo do principio que podemos estar sempre melhorando e aperfeiçoando a nossa prática quer quanto docente, quer quanto discente, tudo isto permite descentralização das tomadas de decisões e a responsabilidade coletiva do fazer escolar.

Neste sentido a EREM Severino Farias realizou, no período de fechamento do I Bimestre,  o Conselho de Classe Participativo (CCP) como exercício de democracia onde cada um tem vez e voz. Assim, foi proposto aos alunos um roteiro com questões norteadoras para a realização do Pré-conselho, que, orientados pelos  PCs (Professores Conselheiros), responderam em equipe aos questionamentos abaixo:
1. Quais as disciplinas em que a turma está sentindo maiores dificuldades?
2. Quais os motivos prováveis?
3. O que a turma poderia fazer para melhorar essas questões?
4. Existem problemas de relacionamento com alguns professores? Quais problemas?
5. O que a turma se compromete em fazer para melhorar essas questões?
6. Qual disciplina a turma não tem dificuldades? Qual é a diferença entre os professores desta disciplina e das citadas anteriormente?
7. Existem problemas relacionados com o processo de avaliação de aprendizagem adotado pelos professores da turma? Quais problemas?

Antes de iniciar os questionamentos, os PCs conversam com os alunos demonstrando a importância de serem objetivos em suas colocações, bem como da necessidade de citarem fatos que os levavam a pensar de determinada forma sobre o professor. O objetivo da conversa é identificar os problemas para a busca de soluções tendo sempre uma postura ética e fundamentada. Nunca permitir que eles utilizem o momento para declarações subjetivas e infundadas contra os professores.

No Conselho de Casse são socializadas as conquistas realizadas no período, aprendizagens significativas, dificuldades encontradas, sugestões para sua superação, desafios e metas dos grupos para o próximo período; é uma atividade por excelência avaliativa que permite a discussão e corresponsabilização das decisões tomadas e dos seus resultados.
Alguns lembretes:
• Toda pratica pedagógica pode ser aperfeiçoada e melhorada tanto a do docente quanto a do discente;
• Compreender que o foco das discussões do conselho de classe deve ser a solução do problema e não o problema em si, depois de diagnosticado;
• O conselho de classe só terá sucesso se todos compreenderem a sua essência, equipe pedagógica, alunos e demais funcionários, ou seja, o conselho de classe não é lugar para julgar ninguém e nem “acertos de contas”.
• É preciso ter humildade! Por melhor profissional que eu seja não estou impossibilitado de errar, assim como os nossos alunos;
• Antes de avaliar a postura do outro devemos olhar em 1º lugar para nós mesmos; “as nossos ações falam mais alto que as nossas palavras”.

Confiram abaixo o momento do Conselho Participativo em nossa Escola;







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