No turno da tarde uma gincana escolar foi realizada. As gincanas escolares proporcionam aos estudantes o desenvolvimento da cidadania, o respeito às regras, a cooperação, o trabalho em equipe, favorece a integração entre os participantes e a tomada de decisões.
A Gincana
Estudantil da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Severino Farias trata-se
de um evento educativo, onde se pode observar a criatividade e espontaneidade dos
estudantes para defender e organizar suas ideias e o prazer de desenvolver as
atividades propostas, possibilitando torná-los seres mais conscientes e capazes
de resolver a diversidade de problemas de seu viver diário.
OBJETIVO
- Promover o protagonismo juvenil e
a cultura da paz, valorizando a participação em equipe e o respeito aos competidores.
Fora constituídas duas equipes formadas pelas cores AZUL e VERMELHA, as turmas foram sorteadas e distribuídas nestas duas cores. Foi composta uma Comissão de
Organização da Gincana formada pela equipe gestora e pedagógica. Os Professores Conselheiros
acompanharam e orientaram sua turma na execução das tarefas, incentivando seus
estudantes para que participem com empenho e entusiasmo.
TAREFAS A SEREM DESEMPENHADAS PELAS EQUIPES:
Tarefa
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Descrição
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Pontuação
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1. Grito
de Guerra
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Cada equipe deverá elaborar e
cantar seu “grito de guerra” demonstrando entusiasmo e incentivo à ação de
estudante.
A equipe que apresentar seu “grito
de guerra” terá sua Tarefa cumprida.
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5
pontos
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Pontos extras para o melhor “grito de guerra”
indicado pela Comissão.
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5
pontos
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2. Ação solidária
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Trazer
leite em pó embalado industrialmente em latas ou em bolsas plásticas, com
identificação, peso e data de validade, para ser doado a instituições
filantrópicas. Cada equipe deverá entregar na Coordenação, o leite em pó
recolhido para doação, até as 9 h do dia 11/08/15. A comissão organizadora
deverá contar o que cada equipe trouxe, divulgando o resultado na hora da
prova.
Ganha a
equipe que trouxer maior quantidade em Kg.
A
comissão julgadora deverá divulgar o resultado do que foi contado pela
Organização, pela manhã, indicando a equipe vencedora.
Em
seguida, cada equipe deverá entregar o leite em pó recolhido na campanha à
instituição indicada.
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10
pontos
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3. TOP
50
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Trazer
moedas de R$ 0,50 (cinquenta centavos).
Cada
equipe deverá entregar na Sala da Coordenação, até 9h do dia 11/08/15, uma
caixa ou sacola lacrada contendo as moedas de R$ 0,50 recolhidas, para serem
contabilizadas pela Comissão Organizadora, que verificará o valor total das
moedas de cada equipe, deixando anotado dentro da caixa ou sacola, voltando a
lacrar, para ser reaberta no momento da prova.
A
comissão julgadora deverá divulgar, na hora da prova, o valor total das
moedas de cada equipe, indicando a equipe vencedora.
Este
recurso será utilizado para ajudar nas despesas do desfile.
Ganha a
equipe que trouxer o maior valor.
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10
pontos
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4. Participação da comunidade
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Trazer
um(a) ex-professor(a) de Português, da Escola. Cada equipe, num gesto de
gentileza, deverá homenagear o ex-professor, agradecendo seu trabalho aqui na
escola e entregar um Diploma de Agradecimento.
Tarefa
cumprida.
A
Comissão Julgadora deverá validar o cumprimento da prova.
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5
pontos
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5. Tema do desfile: Parnasianismo
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Um
estudante deverá declamar uma poesia de um autor consagrado do parnasianismo,
identificando o autor.
Tarefa
cumprida.
A
Comissão Julgadora deverá validar o cumprimento da prova.
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5
pontos
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6.
Produção cultural
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Organizar,
produzir e exibir uma apresentação de Pastoril.
Tarefa
cumprida.
A
Comissão Julgadora deverá validar o cumprimento da prova.
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5
pontos
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Pontos
extras para melhor apresentação indicada pela Comissão.
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5
pontos
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7. Prova de Conhecimentos
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Cada
equipe será representada por 5 estudantes que responderão perguntas sobre o
tema do desfile: Parnasianismo. Os estudantes deverão estar dispostos nos
lugares indicados (5 carteiras para cada equipe).
São 5
questões para cada equipe, e, cada aluno deve responder uma pergunta, mesmo
que combine com o restante do grupo.
Cada
estudante deve sortear a pergunta a ser por ele respondida.
Sequência
das equipes:
1º)
AZUL,
2º) VERMELHO
O tempo
limite para cada resposta é 30 segundos e vale apenas a primeira resposta
dada.
Se o
estudante errar a resposta, apenas não ganha os pontos da questão.
A
resposta deve ser validada pela Comissão Julgadora.
2
Pontos ganhos para cada resposta certa.
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2 pontos para cada resposta
certa para a equipe respondente
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Definir na Comissão Julgadora quem conta o tempo.
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8.
Soletrando
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Cada
equipe será formada por 2 estudantes (1 menino e 1 menina).
Os
estudantes deverão estar dispostos nos lugares indicados (2 carteiras para
cada equipe).
Há duas
rodadas de sorteio: as meninas na primeira e os meninos na segunda.
Sequência
das equipes:
1º) VERMELHO
2º) AZUL,
Na
primeira rodada de sorteio, cada menina de cada equipe sorteia uma palavra,
não olha, entrega à Comissão, que lê em voz alta, pausadamente, por duas
vezes. Após isso, começa a contar o tempo para a resposta.
A
estudante deverá responder falando a sequência de letras que formam a
palavra, indicando também os acentos, repetindo a palavra no final.
As
palavras serão retiradas de obras do parnasianismo.
Na
segunda rodada de sorteio, repete o processo com os meninos.
O tempo
limite para cada resposta é 30 segundos e vale apenas a primeira resposta
dada.
Se o
estudante errar a resposta apenas não ganha os pontos da questão.
A
resposta deve ser validada pela Comissão Julgadora.
2
Pontos ganhos para cada resposta certa.
Tarefa
cumprida
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2
pontos por acerto
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Comissão Julgadora deve definir quem conta o
tempo.
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9. Ditado mudo
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Cada
equipe será formada por 2 estudantes (1 menino e 1 menina).
Os
estudantes deverão estar dispostos nos lugares indicados (2 carteiras para
cada equipe).
Há duas
rodadas de escolha da frase: as meninas na primeira e os meninos na segunda.
Sequência
das equipes:
1º) AZUL
2º) VERMELHA
Na
primeira rodada de escolha, cada menina de cada equipe seleciona uma
plaquinha que deve estar emborcada sobre a mesa, contendo uma frase sobre o
tema GENTILEZA GERA GENTILEZA. Entrega a plaquinha à Comissão, senta em uma
carteira colocada próxima à Comissão, lê e memoriza, por 15 segundos, a frase
escolhida que é mostrada pela Comissão. Após isso, a estudante deverá
escrever a frase lida, tal e qual está escrita na plaquinha, inclusive com a
pontuação e grafia corretas, em folha de papel identificada, sobre a banca. A
estudante tem 30 segundos para isto e vale apenas a primeira resposta dada.
Entrega a folha com a frase escrita à Comissão.
Na
segunda rodada de sorteio, repete o processo com os meninos.
Se o
estudante errar a resposta apenas NÃO
ganha os pontos da questão.
A
resposta deve ser validada pela Comissão Julgadora.
2
Pontos ganhos para cada resposta certa.
Tarefa
cumprida
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2
pontos por acerto
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Comissão Julgadora deve definir quem conta o
tempo.
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10. Desafio matemático
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Cada
equipe será representada por 3 estudantes, dispostos em local indicado.
Cada
equipe recebe um conjunto de três desafios (os mesmos para as 3 equipes), em
um envelope, para serem solucionados dentro de 1 minuto e trinta segundos.
A
equipe escolhe a estratégia a ser utilizada para resolver: cada estudante
fica com um desafio ou vão resolvendo todos juntos, ou como preferirem.
As
respostas deverão ser anotadas na própria folha do desafio que, depois de
respondida, deve ser entregue à Comissão, dentro do limite de tempo
estabelecido. Pode entregar cada desafio assim que terminar, não precisa
terminar os três para, então, entregar à Comissão.
Se o
estudante errar a resposta apenas NÃO
ganha os pontos da questão.
A
resposta deve ser validada pela Comissão Julgadora.
2
Pontos ganhos para cada resposta certa.
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2
pontos por acerto
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Comissão Julgadora deve definir quem conta o
tempo.
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11. Prova do copo
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Cada
equipe será representada por 5 estudantes que deverão ficar de pé, perfilados
em local indicado e com as mãos para trás.
Cada
equipe receberá um copo descartável e 5 canudinhos (um para cada componente).
Ao
realizar a prova, cada estudante deverá colocar um canudinho na boca de forma
a conseguir suspender o copinho e passá-lo para o colega ao lado, sem deixar
cair. A prova começa com o primeiro estudante da fila, e, se o copo cair na
passagem de um participante para outro, deverá voltar para o início da fila,
recomeçando a tarefa.
Ganha a
equipe que conseguir passar o copo, segurado pelo canudinho na boca, sem
cair, até o último dos 5 participantes da equipe.
A
Comissão deverá validar a prova.
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5
pontos
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12. Corrida do ovo
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Cada
equipe será representada por 3 estudantes, que deverão ficar perfilados com
uma determinada distância entre eles.
Cada
equipe receberá 1 ovo e 3 colheres (1 para cada participante). A prova será
cumprida quando o ovo chegar ao último da fila, após ser repassado pelos
demais participantes, sem deixar cair, sendo levado na colher, de um
participante a outro. Se no percurso o ovo cair da colher, deve-se recomeçar
a prova do início.
Ganha
quem chegar primeiro.
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5
pontos
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13. Participação dos pais
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Trazer
dois pais/mães de estudantes matriculados(as) atualmente na escola para
participar, junto com alunos(as) das provas de embaixadinha e bola ao gol.
Comprovar
ser pai ou mãe de aluno atual.
A
Comissão julgadora deverá verificar a comprovação do pai ou mãe do(a)
estudante e proclamar se a Tarefa foi realmente cumprida.
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5
pontos
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14.
Embaixadinha
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Cada
equipe será representada por 1 estudante e 1 pai/mãe, que deverá desenvolver
embaixadinhas com a bola.
Ganha
quem ficar por último.
A prova
deverá ser validada pela Comissão Julgadora.
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5
pontos
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15. Bola ao gol
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Cada
equipe será representada por 2 estudantes e 1 pai/mãe.
Cada
participante deverá fazer apenas um arremesso livre, na marca do pênalti (os
meninos com o pé e as meninas com a mão) de bola ao gol. Na barra haverá
arcos pendurados que servirão de meta para os arremessos.
A
Comissão deverá validar os pontos ganhos.
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2
pontos por acerto dentro dos arcos.
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16. Desafio de habilidades
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Cada
equipe será representada por 2 estudantes.
Materiais
para a prova:
3
mesinhas para cada equipe (9 mesinhas no total)
Para
cada equipe: 1 mesinha com linha e agulha, 1 mesinha com 1 camisa
desabotoada, 1 mesinha com 2 bolas de sopro (será utilizada apenas uma).
A uma
determinada distância: 3 cadeiras – 1 para cada dupla de cada equipe.
No
início da prova: 1 estudante sentado e outro em pé por trás da cadeira.
Ao
sinal, o estudante sentado se dirige à mesinha (o outro estudante senta em
seu lugar) com linha e coloca na agulha; volta e quando toca no estudante
sentado, este se levanta e segue para a segunda etapa que é abotoar todos os
botões da camisa. De cada vez que um estudante se levanta da cadeira para
realizar uma etapa da prova, o outro senta em seu lugar. A última etapa é
encher uma bola de sopro, (ainda perto da mesinha), levar até o colo do
colega e estourar sem usar as mãos.
A
Comissão deverá validar a realização da prova verificando cada etapa
cumprida.
Ganha a
primeira dupla que terminar.
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5
pontos
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Sug: Componentes
da Comissão poderão se deslocar para perto das mesinhas com os materiais de
cada equipe, ficando 1 para acompanhar a realização das etapas de cada
equipe.
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17. Aluno
destaque
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Homenagem ao aluno destaque de
cada turma.
Ganha os pontos a equipe que
integrar o aluno com maior média aritmética, considerando todas as
disciplinas, no primeiro semestre.
A Comissão Julgadora deverá
validar o cumprimento da prova.
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5
pontos
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Confiram as fotos da gincana:
A EQUIPE AZUL FOI VENCEDORA DA GINCANA
Vejam a alegria da equipe:
Confiram a viagem feita pela equipe vencedora ao clube Agreste Water Park em Caruaru:
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