domingo, 20 de setembro de 2015

DIA DO ESTUDANTE

No dia 11 de agosto se comemora o dia do estudante, na nossa escola esta data não passou em branco. Um delicioso lanche e distribuição de chocolates marcaram a manhã dos nossos estudantes.




No turno da tarde uma gincana escolar foi realizada. As gincanas escolares proporcionam aos estudantes o desenvolvimento da cidadania, o respeito às regras, a cooperação, o trabalho em equipe, favorece a integração entre os participantes e a tomada de decisões.
A Gincana Estudantil da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Severino Farias trata-se de um evento educativo, onde se pode observar a criatividade e espontaneidade dos estudantes para defender e organizar suas ideias e o prazer de desenvolver as atividades propostas, possibilitando torná-los seres mais conscientes e capazes de resolver a diversidade de problemas de seu viver diário.

OBJETIVO
- Promover o protagonismo juvenil e a cultura da paz, valorizando a participação em equipe e o respeito aos competidores.

Fora constituídas duas equipes formadas pelas cores AZUL e VERMELHA, as turmas foram sorteadas e distribuídas nestas duas cores.  Foi composta uma Comissão de Organização da Gincana formada pela equipe gestora e pedagógica. Os Professores Conselheiros acompanharam e orientaram sua turma na execução das tarefas, incentivando seus estudantes para que participem com empenho e entusiasmo.

TAREFAS A SEREM DESEMPENHADAS PELAS EQUIPES:
Tarefa
Descrição
Pontuação
1. Grito de Guerra
Cada equipe deverá elaborar e cantar seu “grito de guerra” demonstrando entusiasmo e incentivo à ação de estudante.
A equipe que apresentar seu “grito de guerra” terá sua Tarefa cumprida.
5 pontos
Pontos extras para o melhor “grito de guerra” indicado pela Comissão.
5 pontos
2. Ação solidária
Trazer leite em pó embalado industrialmente em latas ou em bolsas plásticas, com identificação, peso e data de validade, para ser doado a instituições filantrópicas. Cada equipe deverá entregar na Coordenação, o leite em pó recolhido para doação, até as 9 h do dia 11/08/15. A comissão organizadora deverá contar o que cada equipe trouxe, divulgando o resultado na hora da prova.
Ganha a equipe que trouxer maior quantidade em Kg.

A comissão julgadora deverá divulgar o resultado do que foi contado pela Organização, pela manhã, indicando a equipe vencedora.

Em seguida, cada equipe deverá entregar o leite em pó recolhido na campanha à instituição indicada.
10 pontos
3. TOP 50
Trazer moedas de R$ 0,50 (cinquenta centavos).
Cada equipe deverá entregar na Sala da Coordenação, até 9h do dia 11/08/15, uma caixa ou sacola lacrada contendo as moedas de R$ 0,50 recolhidas, para serem contabilizadas pela Comissão Organizadora, que verificará o valor total das moedas de cada equipe, deixando anotado dentro da caixa ou sacola, voltando a lacrar, para ser reaberta no momento da prova.

A comissão julgadora deverá divulgar, na hora da prova, o valor total das moedas de cada equipe, indicando a equipe vencedora.

Este recurso será utilizado para ajudar nas despesas do desfile.
Ganha a equipe que trouxer o maior valor.
10 pontos

4. Participação da comunidade
Trazer um(a) ex-professor(a) de Português, da Escola. Cada equipe, num gesto de gentileza, deverá homenagear o ex-professor, agradecendo seu trabalho aqui na escola e entregar um Diploma de Agradecimento.
Tarefa cumprida.

A Comissão Julgadora deverá validar o cumprimento da prova.
5 pontos
5. Tema do desfile: Parnasianismo
Um estudante deverá declamar uma poesia de um autor consagrado do parnasianismo, identificando o autor.
Tarefa cumprida.
A Comissão Julgadora deverá validar o cumprimento da prova.
5 pontos
6. Produção cultural
Organizar, produzir e exibir uma apresentação de Pastoril.
Tarefa cumprida.
A Comissão Julgadora deverá validar o cumprimento da prova.
5 pontos
Pontos extras para melhor apresentação indicada pela Comissão.
5 pontos
7. Prova de Conhecimentos
Cada equipe será representada por 5 estudantes que responderão perguntas sobre o tema do desfile: Parnasianismo. Os estudantes deverão estar dispostos nos lugares indicados (5 carteiras para cada equipe).
São 5 questões para cada equipe, e, cada aluno deve responder uma pergunta, mesmo que combine com o restante do grupo.
Cada estudante deve sortear a pergunta a ser por ele respondida.
Sequência das equipes:
1º) AZUL,
2º) VERMELHO
O tempo limite para cada resposta é 30 segundos e vale apenas a primeira resposta dada.
Se o estudante errar a resposta, apenas não ganha os pontos da questão.
A resposta deve ser validada pela Comissão Julgadora.
2 Pontos ganhos para cada resposta certa.

2 pontos para cada resposta certa para a equipe respondente

Definir na Comissão Julgadora quem conta o tempo.
8. Soletrando
Cada equipe será formada por 2 estudantes (1 menino e 1 menina).
Os estudantes deverão estar dispostos nos lugares indicados (2 carteiras para cada equipe).
Há duas rodadas de sorteio: as meninas na primeira e os meninos na segunda.
Sequência das equipes:
1º) VERMELHO
2º) AZUL,

Na primeira rodada de sorteio, cada menina de cada equipe sorteia uma palavra, não olha, entrega à Comissão, que lê em voz alta, pausadamente, por duas vezes. Após isso, começa a contar o tempo para a resposta.
A estudante deverá responder falando a sequência de letras que formam a palavra, indicando também os acentos, repetindo a palavra no final.
As palavras serão retiradas de obras do parnasianismo.
Na segunda rodada de sorteio, repete o processo com os meninos.
O tempo limite para cada resposta é 30 segundos e vale apenas a primeira resposta dada.
Se o estudante errar a resposta apenas não ganha os pontos da questão.
A resposta deve ser validada pela Comissão Julgadora.
2 Pontos ganhos para cada resposta certa.

Tarefa cumprida
2 pontos por acerto

Comissão Julgadora deve definir quem conta o tempo.
9. Ditado mudo
Cada equipe será formada por 2 estudantes (1 menino e 1 menina).
Os estudantes deverão estar dispostos nos lugares indicados (2 carteiras para cada equipe).
Há duas rodadas de escolha da frase: as meninas na primeira e os meninos na segunda.
Sequência das equipes:
1º) AZUL
2º) VERMELHA
Na primeira rodada de escolha, cada menina de cada equipe seleciona uma plaquinha que deve estar emborcada sobre a mesa, contendo uma frase sobre o tema GENTILEZA GERA GENTILEZA. Entrega a plaquinha à Comissão, senta em uma carteira colocada próxima à Comissão, lê e memoriza, por 15 segundos, a frase escolhida que é mostrada pela Comissão. Após isso, a estudante deverá escrever a frase lida, tal e qual está escrita na plaquinha, inclusive com a pontuação e grafia corretas, em folha de papel identificada, sobre a banca. A estudante tem 30 segundos para isto e vale apenas a primeira resposta dada. Entrega a folha com a frase escrita à Comissão.
Na segunda rodada de sorteio, repete o processo com os meninos.
Se o estudante errar a resposta apenas NÃO ganha os pontos da questão.
A resposta deve ser validada pela Comissão Julgadora.
2 Pontos ganhos para cada resposta certa.

Tarefa cumprida
2 pontos por acerto
Comissão Julgadora deve definir quem conta o tempo.

10. Desafio matemático
Cada equipe será representada por 3 estudantes, dispostos em local indicado.
Cada equipe recebe um conjunto de três desafios (os mesmos para as 3 equipes), em um envelope, para serem solucionados dentro de 1 minuto e trinta segundos.
A equipe escolhe a estratégia a ser utilizada para resolver: cada estudante fica com um desafio ou vão resolvendo todos juntos, ou como preferirem.
As respostas deverão ser anotadas na própria folha do desafio que, depois de respondida, deve ser entregue à Comissão, dentro do limite de tempo estabelecido. Pode entregar cada desafio assim que terminar, não precisa terminar os três para, então, entregar à Comissão.
Se o estudante errar a resposta apenas NÃO ganha os pontos da questão.
A resposta deve ser validada pela Comissão Julgadora.
2 Pontos ganhos para cada resposta certa.

2 pontos por acerto
Comissão Julgadora deve definir quem conta o tempo.


11. Prova do copo
Cada equipe será representada por 5 estudantes que deverão ficar de pé, perfilados em local indicado e com as mãos para trás.
Cada equipe receberá um copo descartável e 5 canudinhos (um para cada componente).
Ao realizar a prova, cada estudante deverá colocar um canudinho na boca de forma a conseguir suspender o copinho e passá-lo para o colega ao lado, sem deixar cair. A prova começa com o primeiro estudante da fila, e, se o copo cair na passagem de um participante para outro, deverá voltar para o início da fila, recomeçando a tarefa.
Ganha a equipe que conseguir passar o copo, segurado pelo canudinho na boca, sem cair, até o último dos 5 participantes da equipe.
A Comissão deverá validar a prova.
5 pontos


12. Corrida do ovo
Cada equipe será representada por 3 estudantes, que deverão ficar perfilados com uma determinada distância entre eles.
Cada equipe receberá 1 ovo e 3 colheres (1 para cada participante). A prova será cumprida quando o ovo chegar ao último da fila, após ser repassado pelos demais participantes, sem deixar cair, sendo levado na colher, de um participante a outro. Se no percurso o ovo cair da colher, deve-se recomeçar a prova do início.
Ganha quem chegar primeiro.
5 pontos


13. Participação dos pais

Trazer dois pais/mães de estudantes matriculados(as) atualmente na escola para participar, junto com alunos(as) das provas de embaixadinha e bola ao gol.
Comprovar ser pai ou mãe de aluno atual.
A Comissão julgadora deverá verificar a comprovação do pai ou mãe do(a) estudante e proclamar se a Tarefa foi realmente cumprida.
5 pontos
14. Embaixadinha
Cada equipe será representada por 1 estudante e 1 pai/mãe, que deverá desenvolver embaixadinhas com a bola.
Ganha quem ficar por último.
A prova deverá ser validada pela Comissão Julgadora.
5 pontos
15. Bola ao gol
Cada equipe será representada por 2 estudantes e 1 pai/mãe.
Cada participante deverá fazer apenas um arremesso livre, na marca do pênalti (os meninos com o pé e as meninas com a mão) de bola ao gol. Na barra haverá arcos pendurados que servirão de meta para os arremessos.

A Comissão deverá validar os pontos ganhos.
2 pontos por acerto dentro dos arcos.


16. Desafio de habilidades
Cada equipe será representada por 2 estudantes.
Materiais para a prova:
3 mesinhas para cada equipe (9 mesinhas no total)
Para cada equipe: 1 mesinha com linha e agulha, 1 mesinha com 1 camisa desabotoada, 1 mesinha com 2 bolas de sopro (será utilizada apenas uma).

A uma determinada distância: 3 cadeiras – 1 para cada dupla de cada equipe.

No início da prova: 1 estudante sentado e outro em pé por trás da cadeira.
Ao sinal, o estudante sentado se dirige à mesinha (o outro estudante senta em seu lugar) com linha e coloca na agulha; volta e quando toca no estudante sentado, este se levanta e segue para a segunda etapa que é abotoar todos os botões da camisa. De cada vez que um estudante se levanta da cadeira para realizar uma etapa da prova, o outro senta em seu lugar. A última etapa é encher uma bola de sopro, (ainda perto da mesinha), levar até o colo do colega e estourar sem usar as mãos.

A Comissão deverá validar a realização da prova verificando cada etapa cumprida.

Ganha a primeira dupla que terminar.

5 pontos
Sug: Componentes da Comissão poderão se deslocar para perto das mesinhas com os materiais de cada equipe, ficando 1 para acompanhar a realização das etapas de cada equipe.

17. Aluno destaque
Homenagem ao aluno destaque de cada turma.
Ganha os pontos a equipe que integrar o aluno com maior média aritmética, considerando todas as disciplinas, no primeiro semestre.

A Comissão Julgadora deverá validar o cumprimento da prova.
5 pontos



            Confiram as fotos da gincana:












A EQUIPE AZUL FOI VENCEDORA DA GINCANA
Vejam a alegria da equipe:




Confiram a viagem feita pela equipe vencedora ao clube Agreste Water Park em Caruaru:





Nenhum comentário:

Postar um comentário